Prepare-se para os gastos com a Documentação do Imóvel!
Voltar para o blog

Prepare-se para os gastos com a Documentação do Imóvel!

Muitas pessoas acham que o valor efetivo do imóvel é o único com que terão de se preocupar ao adquirir seu imóvel próprio. Porém, a compra imobiliária envolve também alguns outros gastos, dentre os principais, os gastos com a documentação necessária. Nós aqui da Saul Souza Imóveis fizemos esse texto para ajudar você a se programar para esses gastos extras e estar bem preparado para realizar seu sonho do imóvel próprio!

 

O primeiro deles é o IBTI (Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis), cobrado nos casos de transferência de propriedade e coberto pelo comprador do imóvel. Em Santa Maria, a taxa de IBTI é de 2,15% sobre o valor total do imóvel. No entanto, esse valor pode chegar a 1% se o imóvel for financiado dentro do Sistema Financeiro Habitacional ou adquirido através de cooperativas habitacionais. Você pode checar esses números em: http://www.santamaria.rs.gov.br/financas/171-duvidas-frequentes

 

O segundo gasto com documentação é o Registro de Compra em Cartório. Ele é necessário para que o imóvel passe do nome do vendedor para o seu nome, do comprador. Estes valores são fixados por lei estadual, e são os mesmos para todo o Rio Grande do Sul. Porém, eles variam de acordo com o valor total do imóvel.

 

Essa despesa pode ter um desconto de 50% se for a sua primeira aquisição de imóvel e você estiver realizando a compra pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH). Esse direito é garantido pela Lei 6.015/73, então não deixe de exigi-lo! Mas é importante saber que, se pessoa já foi proprietária de um apartamento ou casa (mesmo que não o tenha mais) ou recebeu de herança ou por meio de doação, não tem direito ao abatimento de 50% referente à primeira compra.

 

Outra documentação que, embora não seja obrigatória, serve como garantia de que o dono do imóvel não tenha apontamentos é o jogo de certidões. Já quem optar pelo financiamento do imóvel também terá de pagar uma taxa ao banco pela vistoria que avalia se o preço do imóvel realmente corresponde ao que é justo. Para saber mais sobre financiamento, clique AQUI.

 

Todas essas despesas normalmente somam 4% ou 5% do valor total do imóvel. Por isso é importante estar bem preparado para elas. E, caso esses valores fiquem muito pesados no bolso, também podem ser incluídos no financiamento bancário. O que importa é ter todos os documentos certinhos para garantir seu novo imóvel!

 

E claro, nós da Saul Souza estamos 100% à disposição para auxiliá-lo com toda a documentação necessária para você adquirir seu imóvel!

É só entrar em contato com um de nossos corretores.

 

Aproveite também para participar da nossa Semana dos Sonhos Saul Souza.

Serão 5 dias (de 26 de Fevereiro a 2 de Março) de imóveis com descontos de até 150MIL!

É só falar conosco pelo inbox da nossa página para receber nosso Catálogo de Descontos.

Esperamos por você!

Outros posts

  1. Você acompanha nossas redes sociais?

    Você acompanha nossas redes sociais?

    Através das nossas redes sociais você fica informado sobre nossos imóveis: vendas, locações, exclusividades, além de dicas imperdíveis. Lá voc&e...

  2. Saul Souza Imóveis na 7ª Feira Casa Aqui

    Saul Souza Imóveis na 7ª Feira Casa Aqui

    A imobiliária Saul Souza, em parceria com a Rede Imobliárias, Secovi e Sebrae participou na última semana da 7ª Feira Casa Aqui no Park Hotel Morotin.Na ocasião, foram ofertadas as opções de venda e l...

  3. Por que nós temos as melhores opções?

    Por que nós temos as melhores opções?

    Pensando em oferecer mais uma opção e parceria aos seus clientes, a Saul Souza Imóveis agora faz parte da Rede Imobiliárias. Através da união entre outras im...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência.

Saul Souza Imóveis

Locação
(55) 99626-9508 (55) 3028-2759
Vendas
(55) 99612-1301

Saul Souza Imóveis

Locação
(55) 99626-9508
Vendas
(55) 99612-1301