Saul Souza Imóveis
Como funciona o financiamento de imóveis?
Voltar para o blog

Como funciona o financiamento de imóveis?

Se você está pensando em adquirir seu primeiro imóvel próprio e anda pesquisando opções por aí, com certeza já ouviu falar no tal financiamento imobiliário. E, caso não tenha entendido como funciona, a Saul Souza está aqui para ajudar você a sanar qualquer dúvida!

 

Primeiramente, é importante entender o que é um financiamento habitacional. Basicamente ele ocorre quando você quer comprar um imóvel e decide recorrer a um banco. O banco fornecerá o valor necessário para comprar o imóvel do atual proprietário, e você então pagará para o banco ao longo dos anos o valor que deve em parcelas.

 

Muitos bancos realizam esse serviço, e o que diferencia um do outro são as taxas, juros, condições de pagamento e duração de contrato, entre outros detalhes. É importante prestar atenção também à porcentagem do valor do imóvel que o banco pode financiar, já que muitas vezes eles não podem cobrir o valor total da compra.

 

O financiamento vale tanto para imóveis novos quanto usados, além de poder ser utilizado na compra de terrenos e construções.

 

Então é só escolher o imóvel certo para você!

Mas depois da escolha tomada, o que fazer?

 

Documentação e Simulação

 

É evidente que, para o banco assumir este compromisso financeiro com você, ele exigirá alguns documentos. Eles são: RG, CPF, comprovante de estado civil e comprovante de renda (seja você assalariado, empreendedor ou autônomo).

 

A partir destes documentos, o banco fará a sua análise cadastral junto ao SERASA e ao SPC, e simulará se você tem condições de financiar o imóvel escolhido e em quantas parcelas. Essa simulação é baseada na sua renda, já que o valor da parcela do financiamento não pode ultrapassar 30% da sua renda familiar bruta.

 

Avaliação do Imóvel

 

Após a documentação e simulações estarem devidamente ajustadas, o banco enviará um responsável (arquiteto ou engenheiro) para verificar se o imóvel realmente vale o valor cobrado.

 

Com a avaliação feita, é hora de ambos o comprador e o vendedor assinarem o contrato elaborado pelo banco, que deve ser registrado em cartório. O crédito para a compra é então liberado para você, o vendedor é pago, e você começa a pagar as prestações que deve ao banco.

 

Financiamento pelo FGTS

 

O financiamento de seu novo imóvel pode ser realizado utilizando diferentes recursos. Entre eles, os recursos fornecidos pelo FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Nessa forma de financiamento, você somente terá direito de participar caso tenha uma determinada renda familiar máxima. O imóvel comprado através do financiamento pelo FGTS também terá um valor máximo definido. A vantagem é que os juros nesta opção são relativamente menores.

 

Financiamento pelo SBPE

 

Já o financiamento pelo SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança em Empréstimos) não oferece limite de renda máxima. Se o valor do imóvel está dentro dos limites do SFH, os juros anuais não podem ultrapassar 12%. Já caso o valor ultrapasse esse limite, os juros então poderão subir dos 12%.

 

E aí, já está entendendo melhor como funciona o financiamento imobiliário?

Caso ainda tenha alguma dúvida, não deixe de entrar em contato com nossos corretores! Além de termos o imóvel perfeito para você, estamos 100% à disposição para ajudá-lo a realizar seu sonho do imóvel próprio.

 

E aproveite para participar da nossa Semana dos Sonhos Saul Souza.

Serão 5 dias (de 26 de Fevereiro a 2 de Março) de imóveis com descontos de até 150MIL!

É só falar conosco pelo inbox da nossa página para receber nosso Catálogo de Descontos.

Esperamos por você!

Outros posts

  1. Imóveis pequenos, uma tendência!

    Imóveis pequenos, uma tendência!

    Com as famílias ainda menores surgiu a necessidade de planejar os móveis de acordo com o espaço dos apartamentos da atualidade. Este novo cenário propiciou a criatividade...

  2. Por que nós temos as melhores opções?

    Por que nós temos as melhores opções?

    Pensando em oferecer mais uma opção e parceria aos seus clientes, a Saul Souza Imóveis agora faz parte da Rede Imobiliárias. Através da união entre outras...

  3. A natureza invade os ambientes!

    A natureza invade os ambientes!

    Conviver com a natureza em sua própria casa é possível! Curta sua área externa, pise na grama, cuide das plantas e brinque com as crianças. Estas...

Saul Souza Imóveis

55 3028-2759